Benefícios de um arquiteto de interiores

O QUE É UM ARQUITETO DE INTERIORES

A arquitetura de interiores procura modificar um projeto de arquitetura (acesso, fachada, tipologias, áreas e equipamentos) dando-lhe melhor uso.

O arquiteto de interiores tem como função analisar o espaço existente de forma a conhecer o seu principal uso, reformando posteriormente os seus elementos arquitetónicos (quando necessário), de forma a viabilizar o espaço para o projeto final de decoração. Depois de preparado o espaço, é criado um ambiente personalizado para as necessidades do seu utilizador, visando melhorar a qualidade de vida dos seus ocupantes com soluções funcionais e estéticas adequadas.

 

VANTAGENS PARA CONTRATAR UM ARQUITETO OU DESIGNER DE INTERIORES

Contratar um arquiteto de interiores ou um designer de interiores (este último está ligado apenas à fase de decoração, sem intervenção na construção) é uma decisão inteligente se você visa melhorar o investimento já feito no seu imóvel.

Se não sabe o que quer, não sabe como começar ou simplesmente não tem tempo para planear, o recurso a um arquiteto de interiores será a sua melhor escolha. Mesmo tendo uma ideia clara do que deseja, os conhecimentos de um profissional vão aconselhá-lo tendo em conta os seus gostos e necessidades, fazendo com que todo o espaço funcione em harmonia. E não pense que o recurso a este tipo de serviços é só para gente rica. Hoje em dia, qualquer pessoa pode usufruir destes serviços com orçamentos feitos à medida da sua carteira e assim poupar imenso dinheiro. Contratar um profissional vai-lhe permitir transformar um simples espaço num verdadeiro lar, num local onde se pode identificar e dizer “isto sou eu”.

Ao contratar alguém para decorar (ou melhorar) o aspeto da sua casa vai evitar erros comuns que lhe poderiam custar muitos euros (muitas vezes são escolhidos elementos pela estética e não pela funcionalidade). Além disso, se a sua intenção for vender a casa, nada melhor que melhorar a atratividade da sua habitação para aumentar o valor comercial e com isto, fazê-la sobressair no mercado da concorrência. Uma melhoria estética, além de aumentar o valor da venda também poderá reduzir o tempo de espera até à sua venda, o que lhe permitirá ganhar sempre.

Além disso, o recurso a um profissional vai-lhe permitir ter um plano elaborado e pensado em si, onde serão determinados todos os elementos que podem ser reaproveitados ou meramente alterados, de forma a eliminar alguns gastos desnecessários. O olho treinado de um profissional irá reparar em pequenas coisas que geralmente passam despercebidas a um olhar normal e com isso conseguir atingir aquele “adoro” que você tanto deseja. Ao visualizar o quadro geral e não apenas partes, o arquiteto de interiores vai-lhe dizer logo o que está certo e errado no seu espaço, mostrando-lhe novas soluções, já que “pensar fora da caixa” é o seu trabalho.

© 2018 por Carla Ramalho - arquitetura de interiores. Todos os direitos reservados.